sexta-feira, 22 de junho de 2012

As diferenças entre ARTROSE e ARTRITE


Durantes as aulas de hidroginástica sempre os professores são questionados sobre  determinadas patologias (doenças). Duas das mais comuns sempre presentes nas aulas são a ARTRITE e a  ARTROSE. Poucos conhecem as diferenças entre as duas e como blog Mundo Hidroginástica sempre está a procura de informações para melhor informar os praticantes de hidroginástica, encontramos um bom texto escrito pelo Dr. Rafael Benoliel que define muito bem o que é artrite e artrose. Acompanhe.

As diferenças entre ARTROSE e ARTRITE

Essa seja talvez uma das maiores dúvidas presentes em quaisquer ambulatórios de Ortopedia, motivo de grande confusão quando o assunto é tentar compreender seus conceitos e sua fisiopatogenia. Por isso, espero esclarecer tais dúvidas com essa explicação rápida.


A artrite é um processo inflamatório - específico ou inespecífico - da membrana que reveste a articulação, chamada membrana sinovial. Isso resulta em dor e edema articulares, além de grande impotência funcional. Pode ser causada por uso excessivo, como quando acontece nos exercícios físicos em excesso ou feitos sem orientação (artrite traumática transitória) ou por processos infecciosos, por agentes inoculados no foco articular ou a distância. Necessita de tratamento imediato e normalmente responde rápido a intervenção médica.

As artroses articulares são resultantes de um desgaste progressivo e crônico da cartilagem que reveste a face articular dos ossos, resultando em dor crônica, creptação difusa aos movimentos e também impotência funcional. Responde mal ao tratamento, necessitando de longos períodos de tratamento, o que nem sempre garante sucesso ao final.

Portanto, a única relação que pode existir entre essas duas patologias é que a artrite, se não tratada a tempo, pode agredir demasiadamente a cartilagem, interferindo na sua nutrição, e resultar na necrose da mesma, levando a artrose.

Lembrando sempre que a melhor solução para as artroses é a prevenção, expressa na prática de esportes regularmente e manutenção do peso corpóreo ideal sempre!

Quanto ao tratamento, nas artrites lançamos mão de AINE como Arcoxia ou Prexige, além de gelo local, 20 minutos de 3/3 hs. Podemos ainda utilizar antibióticos quando a provável etiologia for infecciosa. Já nas artroses, devemos usar os estimuladores de crescimento cartilaginoso, como artrolive ou condroflex, por um período que vai de 3 a 6 meses!

Dr. Rafael Benoliel 

3 comentários:

  1. Bom dia, a exposição com relação as duas doenças e tratamento está bem clara, mas a minha pergunta ficou sem resposta com relação a questão se pode ou não fazer uso da hidroginastica uma vez que sei plenamente qe sofro de artrose, tendinite e outras ..its..!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. A indicação de atividade física ao portador de artrose é responsabilidade do médico do mesmo. Essa dúvida já havia surgido entre leitoras de nossa webpage e fomos atrás dessa resposta.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo o esclarecimento.vou praticar ciclismo e Hidroginástica obrigado ao Médico pelas explicações abracos

    ResponderExcluir