segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hidroginástica – Exercício para homens?

Com certeza, e não só para homens!!!



Engana-se quem pensa que a hidroginástica  é um exercício direcionado somente para mulheres mais velhas. Ela pode ser praticada por mulheres, homens, jovens ou velhos. Em alguns casos até crianças podem praticá-la. A hidroginástica é praticada por pessoas que buscam exercícios físicos aliados ao relaxamento proporcionado pela água. Distante dos desgastantes exercícios realizados nos aparelhos de musculação, a hidroginástica é uma ótima opção para quem busca condicionamento físico e relaxamento mental. Livres do calor e do suor, os praticantes provam do bem estar não somente após os exercícios, mas durante sua realização. Na hidroginástica o peso do corpo diminui 90%, eliminando o risco de lesões nos músculos e articulações. Este fato também torna a hidro bastante democrática, pois facilita a realização dos movimentos por obesos, idosos e outras pessoas com dificuldades de locomoção.

A hidroginástica pode ser caracterizada como uma modalidade de exercício na água que conjuga  ginástica aeróbica, ginástica localizada e relaxamento. A resistência oferecida pela água aumenta o esforço exigido, mas anula o risco de lesões.

Dentre os seus benefícios da hidroginástica estão:

  • Mantém a flexibilidade e o condicionamento,
  • Previne dores lombares e cervicais,
  • Melhora a pressão sanguínea e a função cardiovascular,
  • Tonifica os músculos,
  • Diminui as gorduras corporais,
  • Proporciona um gasto calórico de 260 a 400 kcal por hora
  • Alivia o stress do cotidiano.
  • Você pratica exercícios físicos sem sentir calor e sem o desagradável suor.

Apesar do gasto calórico por hora de exercício realizado, devem ser conjugadas outras medidas  se a finalidade é o emagrecimento. A alimentação saudável e balanceada é o principal ingrediente para isso.

As aulas de hidroginástica existem na maioria das academias com piscina. Elas ainda possuem certas variações, como a “Deep Water”, na qual os exercícios são realizados no fundo, sem que dê pé para o aluno, e a “Hidropower”, que são exercícios mais pesados, para pessoas que já possuem mais resistência e energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário