quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A prática de atividades aquáticas no inverno


Neste período do ano é registrada uma significativa redução na frequência às aulas de natação e hidroginástica devido aos dias de chuva e frio. Mães preocupadas com gripes e resfriados acabam interrompendo e adiando o processo de aprendizado de seus filhos, quando muitas vezes, apenas medidas preventivas seriam suficientes para que eles não ficassem expostos às doenças do inverno.

Praticar natação e hidroginástica no verão ou inverno trazem os mesmos benefícios para a saúde, que são: melhora do sistema cardiorrespiratório e circulatório, melhora da força e resistência muscular, melhora da coordenação motora, auxílio para perda ou manutenção do peso corporal, auxilio no tratamento de doenças respiratórias como rinite, sinusite e asma, típicos dos dias frios e com baixa umidade do ar, diabetes e hipertensão, além de muitos outros benefícios psicológicos, como o combate ao estresse, relaxamento mental e socialização. Já no inverno o estimulo do nosso mecanismo termo-regulador é aumentado, o que melhora a capacidade de resistência contra gripes e resfriados.

Na verdade, os principais responsáveis pela maior incidência de enfermidades no inverno, como gripes e resfriados, e suas consequências, são entre outros: o afastamento dos exercícios; o confinamento em casas e apartamentos úmidos; os banhos quentes; a falta de resistência às constantes mudanças de temperatura; o fato de não secar bem os cabelos ao sair do banho; não permanecer alguns minutos na sala de espera antes de sair para a rua; não agasalhar-se bem ao sair da piscina (usando toalhas, roupões, camisetas, chinelos, protetores de ouvido) e antes de sair para rua esquecendo-se de proteger principalmente, a cabeça.

Deve-se levar em consideração praticar esportes aquáticos em piscina coberta neste período do ano.

Você só deve evitar a natação se estiver com febre ou em crise de asma ou renite.

Reforce o sistema imunológico aumentando a quantidade de vitamina C na sua ingestão diária consumindo mais frutas e verduras ricas deste nutriente e pode apelar para suplementos também.

Tomados estes cuidados, você poderá aproveitar os vários benefícios que a natação e a hidroginástica podem trazer. Não deixe de praticar natação e hidroginástica no inverno só porque está frio lá fora! Sua continuidade é indispensável para o alcance de todos os seus benefícios. Esta é a época que você mais precisa da atividade.




Fonte: http://www.gramadosite.com.br/estilo/turismo/autor:guilhermehenzel/id:33567 

Nenhum comentário:

Postar um comentário