quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Conhecendo a fibromialgia

Durante as aulas de hidroginástica  sempre nos deparamos com alunos que possuem algum tipo de patologia. Já discutimos aqui no blog sobre a artrite, artrose, osteoporose e dessa vez iremos conhecer mais um problema que atinge muitas pessoas no mundo inteiro,  a fibromialgia.

Texto tirado da Revista Crescer 

Shutterstock
Já ouviu falar em fibromialgia? Caracterizada por fortes dores no corpo, fadiga, irritabilidade, cefaleia e distúrbios do sono, este problema é tipicamente feminino: a proporção é de 8 mulheres para cada homem, na faixa de 30 a 50 anos. 

"Se você sentir muitas dores pelo corpo todo por mais de 3 meses, é indicado procurar um médico. Pode ser fibromialgia", diz o reumatologista Roberto Heymann, da Unifesp. As causas da doença ainda não foram descobertas, mas o fator genético pode ser uma das origens do problema, de acordo com recentes pesquisas. O que os especialistas sabem é que o estresse é um dos principais fatores desencadeantes da doença. "Cerca de 50% das mulheres que sofrem de fibromialgia podem ter depressão", afirma Heymann. 
O tratamento da doença é através de medicamentos para alívio das dores, como relaxantes musculares, anti-inflamatórios ou até derivados da morfina - dependendo do nível da dor. "Exercícios físicos sem impacto, como hidroginástica, hidroterapia ou natação são bastante indicados. No início, é preciso ter bastante paciência. Mesmo com dor, a mulher deve se esforçar para praticá-los.", diz o neurocirurgião Cláudio Correa, coordenador do Centro de Dor e Neurocirurgia do Hospital 9 de Julho. Caminhadas leves de 3 a 4 vezes por semana e fisioterapia também podem fazer parte da rotina da mulher. Nos casos de alta irritabilidade ou desânimo, a psicoterapia é indicada.

Simone Tinti

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI10936-10510,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário