quarta-feira, 25 de julho de 2012

Alongamento para coluna

O mundo hidroginástica sempre está em busca de informações úteis para seus leitores, em cima disso buscamos não apenas reportagens sobre hidroginástica mais também sobre saúde em geral. 

E seguindo nossa missão de fazer nossos dias mais saudáveis encontramos um vídeo com diversos alongamentos para coluna feito pelo colunista da VEJA Chegada Renato Dutra (www.veja.com.br/chegada). Acompanhe!


Alongamento para coluna lombar



Mundo Hidroginástica, melhorando com a água. Sempre!

Hidroginástica é eficaz para problemas de coluna? e de varizes?


A Hidroginástica é eficaz para quem tem problemas de coluna e varizes?

O meio aquático é um elemento de resistência natural e excelente para quem tem problemas de coluna, pois na água, diminuímos em muito nosso peso corporal (lembra da Lei de Arquimedes, da Hidrostática?). Isso faz com que as vértebras fiquem relaxadas e sem o peso corporal que comprime os nossos discos vertebrais.
É uma atividade física muito recomendada para quem tem dores na coluna, mas não deixe de consultar seu médico para verificar a origem dessas dores.
No caso das varizes é diferente: as varizes tem um componente genético que deve ser verificado pelo seu médico angiologista, porém a hidroginástica pode favorecer em muito o retorno venoso do sangue, aliviando as desconfortáveis dores nas pernas, principalmente depois de um dia estressante.  

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Conhecendo a tendinite


O que é tendinite?

A tendinite consiste na inflamação ou irritação de um tendão. O problema é mais comum nos ombros, cotovelos, punhos e calcanhares. Quando muito severa, a tendinite pode resultar em rompimento do tendão.
Os tendões em geral são recobertos por uma bainha de tecido semelhante à encontrada no revestimento das articulações. Esta bainha está sujeita ao processo de desgaste e envelhecimento, às lesões diretas por contusão e a diversas doenças inflamatórias.

O que causa tendinite?

A causa mais comum de tendinite é a lesão por esforços repetitivos (LER), que pode ocorrer no trabalho ou durante atividades de lazer.
A tendinite também pode ocorrer associada a diversas doenças inflamatórias, como artrite reumatóide e espondilite anquilosante.


O que sente uma pessoa com tendinite?

Dor e inchaço mais intensos nas proximidades do tendão afetado, dificultando sua movimentação.

Quado se deve procurar um médico?

A maioria dos casos de tendinite não requer atenção médica. Contudo, se a dor estiver interferindo com as atividades do seu dia a dia, não estiver melhorando apesar dos seus cuidados ou vier associada a outros sintomas (p.ex.: náuseas, vômitos, ínguas e febre), então é recomendável procurar seu médico de confiança.

Com é feito o tratamento da tendinite?

O objetivo do tratamento é reduzir a dor e a inflamação. Muitas vezes, medidas caseiras como repouso, compressas mornas ou geladas e analgésicos, podem ser suficientes para resolver o problema. Nos casos mais sérios, podem ser necessários injeções de corticóides, fisioterapia e até mesmo cirurgia.
Para ajudar a controlar os sintomas da tendinite em casa, você deve empregar algumas medidas simples:
• Proteja e imobilize a área afetada utilizando alças, luvas, talas e bandagens apropriadas.

• Mantenha o repouso. Não insista tentando vencer os limites impostos pela dor: isto irá apenas aumentar a inflamação no tendão e o risco de complicações crônicas. Mas também não é necessário ficar de cama: basta evitar movimentar a região afetada. Em alguns casos, natação e hidroginástica podem ser bem tolerados.

• Realize compressas geladas na região afetada por até 20 minutos, várias vezes ao dia. Mas atenção: se você sofre de problemas de circulação, não utilize compressas geladas sem orientação médica.

• Dentro do possível, tente manter a área afetada um pouco mais elevada. Isto ajuda a reduzir o edema e a dor. Por exemplo: se você estiver com tendinite na região do joelho, procure manter a perna sobre uma cadeira ou apoio enquanto estiver trabalhando sentado.
• Assim que você sentir que a dor está diminuindo, comece a fazer alguns movimentos de alongamento sem sobrecarga de peso no local afetado. Isto é importante para preservar a flexibilidade das articulações naquela região.

Como evitar a tendinite?


Para evitar a tendinite, você pode seguir algumas recomendações práticas:
• Evite atividades repetitivas e prolongadas. Se você começar a sentir dores durante um exercício em particular, pare e descanse.
• Se você gosta de praticar exercícios, procure mudar periodicamente de uma atividade para outra. Por exemplo: durante os meses de verão, pratique atividades ao ar livre, como andar de bicicleta e nadar. Nos meses mais frios ou períodos de chuva, mude seus exercícios para o ambiente de uma academia, caminhando ou correndo na esteira ou fazendo musculação.
• Qualquer que seja seu esporte ou exercício predileto, uma boa técnica certamente irá reduzir as chances de tendinite e lesões musculares. Converse e siga as orientações de seu preparador físico.
• Faça os alongamentos adequados antes e após a atividade física.
• Utilize equipamentos adequados, como roupas e tênis apropriados para aquela determinada atividade.